Segundo dados da Coordenação Municipal de DST e Aids, mensalmente são realizados cerca de 4 mil testes para diagnosticar a presença do HIV e 1% desse total recebem diagnóstico positivo.
Parece um numero pequeno, mas é preciso levar em conta que esses dados não são estáticos e que eles crescem em escala progressiva. Se mensalmente são feitos 4 mil testes e desses 4 mil, 1% são positivos (ou 40 pessoas), temos uma estatística anual de 12% (ou 480 pessoas) sobre todos os testes feitos somente em Curitiba. E, segundo os especialistas, a tendência é aumentar.
Embora haja muitas informações, cerca de 60% da população brasileira nunca fez o teste de HIV e cerca de 225 mil pessoas podem estar vivendo com HIV, desconhecendo sua condição sorológica. Devido ao diagnóstico tardio, 28,7% dos pacientes soropositivos morreram ainda na fase inicial do tratamento.
Foi depois de analisar todas as problemáticas que o diagnóstico tardio causa e no intuito de impedir que mais irmãos e irmãs morram com Aids sem saber e sem ter um tratamento que lhes é de direito, que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o Ministério da Saúde, numa parceria inédita, lançaram no dia 29 de outubro às 9:00 horas na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba, a Campanha Nacional de Incentivo ao Teste para HIV.
O evento contou com a presença de lideranças religiosas, clericais, municipais e estaduais, além de um público que se identificou com o tema e aderiu à proposta. A cerimônia de lançamento da campanha em Curitiba aconteceu dentro da Catedral, algo que a diferencia dos outros lançamentos, pois nenhum outro será feito dentro de uma igreja.
O tema da campanha “Declare seu amor por você” visa conscientizar cada pessoa à importância de se fazer o teste precoce.
“Quem se ama se cuida e cuida de quem ama, faz o teste e incentiva o próximo a fazer o mesmo” diz o frei capuchinho Pedro Brondani (Assessor Regional da Pastoral da Aids no Paraná).
Dom Moacyr José Vitti, Arcebispo da Arquidiocese de Curitiba e Presidente da CNBB no Paraná, destaca a importância da parceria com o Ministério da Saúde e do incentivo ao diagnóstico precoce: “Queremos unir os nossos esforços para que o povo se conscientize da necessidade em se fazer o teste de HIV, pois é uma forma de prevenir a Aids, doença com a qual muitos podem estar vivendo e não sabem”.
Logo após o lançamento, agentes da Pastoral da Aids de Curitiba permaneceram em frente a Catedral fazendo a divulgação da campanha e distribuindo panfletos informativos juntamente com uma ficha de encaminhamento ao Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) mais próximo.
Agora o próximo passo é fazer a divulgação dentro das igrejas. E este papel caberá aos párocos e lideranças de cada comunidade.
Autor: Júlio Cardoso - Secretário Regional da Pastoral da Aids do Paraná